Diríamos que, antes de ponderar ser freelancer, cada pessoa deve fazer uma autoavaliação das skills necessárias para se posicionar e poder trabalhar de forma independente e autónoma.

Há uma lista que consideramos fundamental, no entanto, levantaremos aqui, neste artigo as que são VITAIS para que se sinta bem como freelancer e possa ter retorno financeiro do seu trabalho.

Um Freelancer deve ter uma boa:

1 # Gestão do tempo: consideramos que qualquer pessoa, e claro que o freelancer também, deve olhar para a sua semana e organizar, planear o seu tempo. Quanto tempo vai dedicar a fazer prospeção de clientes? Quanto tempo de planeamento? Quanto tempo de desenvolvimento e trabalho? Sabemos bem que a flexibilidade é importante e o trabalho não é uma caixa fechada, no entanto, gerir bem o tempo é fundamental ao sucesso!

2 # Bom Planeamento: temos provas efetivadas no nosso trabalho diário que, investindo num bom planeamento, a execução demora muito menos tempo. Ou seja, um bom planeamento garante sempre uma boa execução!

3 # Liderança: um freelancer é naturalmente um líder! Começa por ser um bom líder pessoal, ou seja, de se liderar a si próprio e claro, aos clientes, que são a sua equipa!

4 # Relacionamento interpessoal: trabalhar como feelancer, às vezes obriga-nos a estar sozinhos e trabalhar de forma muito independente e autónoma. Solitária às vezes até. O bom relacionamento interpessoal deve ser cultivado. É uma soft skill, e por isso trabalha-se!   

5 # Pensamento crítico: dizemos pensamento crítico, não da crítica. Análise, foco, cuidado e pensamento crítico. Toda a gente lucra: nós lucramos e o cliente também. Poder observar e ter a isenção para poder criticar, é uma competência excepcional a ser trabalhada.

6 # Criatividade: não estamos a falar só da criatividade necessária para desenvolver o nosso trabalho inerente às nossas funções e tarefas, falamos da criatividade para ser um bom/boa problem solver, para ver o cliente e antecipar necessidades, para decidir bem para o seu trabalho e para o cliente.

7 # Boa Gestão Emocional: muitas pessoas falam em inteligência emocional. No entanto, isso é um mito quase. Somos gestores. Gerimos as nossas emoções como vão aparecendo e isso é legítimo. O cliente que não adjudica e disse que era naquele dia que diria; o que não paga; o que implica com o trabalho 10 vezes num dia. Gestão, gestão, gestão! Boa gestão emocional!

8 # Negociação: antes da negociação vem o poder de autoavaliar o seu valor e o seu trabalho, e depois a negociação. Qual o seu valor e o que merece por ele? Está aí o leverage da sua negociação! Depois terá de negociar sempre: prazos, e entregas, e equipas; e pessoas; e qualidade, e muitas outras coisas!

9 # Tomada de decisões: a base do sucesso de quase tudo na nossa vida, a boa tomada de decisões. Saber decidir, saber analisar os cenários, saber ver para além do óbvio e tomar boas decisões, é fundamental, na vida (do freelancer) e no trabalho (do freelancer).

10 # Liderança servidora: sem nunca sair da sua essência, do seu profissionalismo e sempre com vista a colmatar os interesses dos clientes: liderar e servir com isso. Se foi contratado, foi reconhecido como competente para aquele projeto, assim, seja um líder servidor!

Extra # Comunicação: por cá dizemos que, trabalhando esta questão, resolviam-se os problemas do mundo. Quanto mais eficiente a sua comunicação, mais eficientes os seus resultados!

Tem estas skills? Então pode ser freelancer!