Entre as várias tendências que vieram para ficar no mercado profissional, o coworking é sem dúvida uma das mais interessantes. Embora nos pareça algo recente, na realidade o conceito foi criado em 1999 pelo americano Bernie DeKoven, um escritor e designer de jogos, para descrever um novo modelo de ambiente de trabalho.

A partilha de um espaço por mais do que uma pessoa, o acesso aos recursos essenciais e a interação com profissionais de diferentes áreas, são mais que razões para o coworking ser uma excelente opção para quem é freelancer e não gosta de se sentir isolado. Se dúvidas houvesse, aqui ficam 10 vantagens de trabalhar neste formato.

1 – Sentir uma maior motivação

Ao contrário de trabalhar em casa, partilhar um espaço de coworking levará a menos distrações com as tarefas domésticas, por exemplo, e promove a interação com outras pessoas e a criação de novas amizades, levando assim a uma maior motivação no trabalho do dia a dia.

2 – Criar sinergias noutras áreas

Porque nem sempre conseguimos concretizar uma ideia sozinhos, nada como ter a possibilidade de reunir pessoas de diferentes áreas que possam levar à concretização de um projeto mais complexo, com o contributo de todos.

3 – Aumentar a produtividade

É um facto que trabalhar sozinho tem as suas vantagens, mas ter companhia por perto vai levar a que a motivação que já referimos se reflita no aumento de produtividade.

Seja pelo ambiente descontraído, que fomenta a criatividade, a disciplina que se cria ao ter de respeitar os horários do cowork ou o nível de concentração que vai decerto aumentar, estando num local onde todos se encontram com o mesmo propósito.

4 – Ter uma renda acessível

Para muitos freelancers, ter o seu espaço próprio é uma necessidade. Considerando que alugar uma sala unicamente para uma pessoa tem um custo bastante elevado para a maioria dos orçamentos, o coworking é uma opção bastante mais acessível, pois todas as despesas (renda, eletricidade, internet, etc.) são repartidas pelos vários ocupantes, seja um aluguer ao dia, à semana, ao mês ou ao ano.

5 – Ter mais flexibilidade

Por garantir os recursos essenciais necessários, como secretária, internet, impressora, máquina de café, instalações sanitárias, entre outros, um coworking facilita a vida do freelancer. Basta-lhe chegar ao espaço e começar a trabalhar sem preocupações e com a flexibilidade que lhe é característica.

6 – Ter acesso a recursos extra

É certo que, em casa, um freelancer também pode ter uma secretária, internet, impressora, máquina de café, sem esquecer as instalações sanitárias com mais privacidade, mas um espaço de coworking tem aquele fator extra. É o caso das salas “comuns” que podem servir para reunir com os clientes ou realizar outro tipo de eventos, tais como festas ou exposições.

7 – Aumentar a rede de contactos

Precisamente por se partilhar o espaço com outros profissionais, estão criadas todas as condições para aumentar a rede de contactos, potenciando o networking.

8 – Apresentar os “serviços” a mais pessoas

O coworking é perfeito para freelancers, startups, pequenas empresas ou jovens empreendedores que procuram um espaço para trabalhar, mas é também uma excelente oportunidade para promover os serviços que praticam junto de mais pessoas, na angariação de novos clientes e negócios.

9 – Fomentar a aprendizagem

Com tamanho acesso a uma enorme rede de contactos, há algo mais que se pode aproveitar do trabalho em coworking e que é a aprendizagem, ou o crescimento profissional, que surge da troca de ideias, conhecimentos e experiências de cada “colega”.

10 – Criar ou aumentar a equipa

Chega uma altura em que ser freelancer a título individual deixa de fazer sentido, quando existem mais pessoas com interesses, competências e modelos de negócio em comum. Por esta razão, a presença em plataformas digitais como a Indústria Criativa pode tornar-se ainda mais interessante, já que é uma maneira de chegar a profissionais do mesmo ramo.

Este é o momento de evoluir e dar o passo de criar uma equipa. Existindo muitas vezes em formato de dupla, a verdade é que unindo recursos, a probabilidade de crescimento é maior, pelo que o aumento da própria equipa significa que está no bom caminho para fazer grandes negócios.