
A árdua tarefa de faturar e cobrar
Neste momento trabalha como freelancer ou trabalhador independente. Ganhou o seu primeiro contrato. Tem boa relação com o cliente e ele está muito satisfeito com o seu trabalho. Completou uma primeira etapa e por isso tem de faturar. Então vamos a isso: faturação!
O nosso trabalho tem um valor indexado ao tempo e à expertise necessária para aquele trabalho e para aquela tarefa. Fazer uma fatura não é complicado, no entanto deve obedecer a uma série de regras que muitas pessoas ignoram. Deve usar o Portal das Finanças para fazer a sua fatura eletrónica caso esteja coletado e associado ao sistema de “Recibos Verdes”, ou deve usar um bom programa de faturação.
Como deverá faturar os seus serviços?
O procedimento certo é o seguinte: antes de iniciar o serviço, deverá elaborar um orçamento que descreva o serviço e o valor. Este deve ser aprovado pelo cliente. Depois da aprovação, vai gerando faturas de forma autónoma. Assim, a primeira regra é simples: a fatura deve ir ao encontro do orçamentado e do contratado.
Veja sempre o enquadramento em IVA (o seu enquadramento em IVA) e a retenção que deverá fazer.

Há algum prazo para emissão da fatura?
A fatura dos serviços prestados deve ser emitida e enviada ao cliente na adjudicação do projeto e depois da conclusão do projeto. Deverá enviar mensalmente se está com um contrato de prestação de serviços de continuidade.
Na eventualidade de ter prestado vários serviços a um cliente durante um determinado mês, não necessita de emitir várias faturas indexadas a vários serviços. Pode aquando da entrega e conclusão, remeter uma nota de conclusão. Poderá faturar tudo junto nesse mês.
Devo usar o Portal da Finanças ou um programa de faturação?
O Portal das Finanças é bom porque não tem custos. No entanto também não tem muita flexibilidade e a nível de apresentação gráfica, é péssimo!
Se quiser indexar tudo por artigo, por serviço, aconselhamos um programa de faturação. Há vários online gratuitos e bons. A versão gratuita não tem todas as funcionalidades, mas tem as necessárias para que possa faturar bem os seus serviços e com boa apresentação.
Lembre-se do estado!
Segurança social, IVA, IRS, sabe? Vai ter que os pagar nos prazos certos ou dará multa. Há muitos casos de freelancers que usam o dinheiro dos impostos para fazer face às despesas. Esse é o maior erro. Em caso de incumprimento nos prazos dos pagamentos dos impostos vai ser penalizado e terá que pagar multas, algo que deverá querer evitar de certeza.
O nosso conselho: organize-se. Organização é sempre bom para tudo!