
Como contactar um cliente pela 1º vez
A maior parte dos freelancers tem uma dificuldade: contactar os clientes, principalmente quando os contactam pela primeira vez.
É de facto muito trabalhoso conquistar novos clientes.
Vou colocar 3 perguntas simples para poder fazer um auto-diagnóstico:
- Sabe como tem de abordar um cliente pela primeira vez?
- Sabe como vender o seu produto ou o seu serviço?
- Quando tem de contactar com pessoas que nunca viu antes e das quais não tem qualquer referência, sabe o que deve dizer?
- Sabe como fazer uma pessoa parar e ouvir o que tem para dizer a essa pessoa?
Se respondeu “não” a uma destas perguntas, está seguramente a perder vendas e posicionamento do que faz e sabe fazer bem no mercado.
Dica 1 – Como chegar ao cliente?
Há muitas pessoas que são introvertidas e que têm medo e vergonha de abordar as pessoas. E legítimo, mas vão perder negócio.
Estes bloqueios, o medo de que o cliente possa dizer “não” ou não reagir bem são legítimos. As pessoas por vezes são desconfortáveis quando se encontram em posições de poder, especialmente se pensarem que estão a perder tempo consigo e não confiarem no seu produto ou serviço.
O “não” é a resposta mais provável e automática que um empresário tem para dar, terá de provar a sua credibilidade e qualidade.
Questione, demonstre interesse e persista sempre. Qualidade e persistência ganham muitos clientes.

Dica 2 – Quem é o seu cliente?
Não poderá chegar a todos os clientes. Não faça isso. Com quem quer trabalhar? Empresas tecnológicas? Hotelaria? Restauração? Ginásios? Defina o seu público e não se disperse. Quanto melhor for a definir o Target com quem que trabalhar, mas simples se tornam os passos seguintes e o trabalho também.
Depois de definir a tipologia, veja também: onde esta este cliente? Qual o maior medo deste cliente? Qual o maior desejo? Quais são os sonhos deste cliente? Qual a razão pela qual este cliente precisa de si e do seu produto/serviço?
Desta forma vai criar uma ligação com o cliente: vai saber o que compra e como compra, mas pelas razões desse cliente e não pelas suas razões.
Vamos dar um exemplo prático. Vamos pensar que você é agente de seguros e vende planos de saúde: Deverá trabalhar com o cliente o facto de ele poder ser atendido pelos melhores médico, de forma célere e muito rápida, atendimento personalizado, o sentido de que ele e a família estarão protegidos. Humanizando, fazendo com que o cliente sinta a experiência, ele confiará.

Dica 3 – Apele à AIDA!
Sim, à AIDA. É uma técnica antiga que bem aplicada, não falha. A técnica AIDA foi desenvolvida em 1989 por Srt. Elmo Lewis.
Na AIDA, cada letra corresponde a uma frase/técnica que deve ser trabalhada no processo de venda: A de Atenção, I de Interesse, D de Desejo e A de Ação.
1. Atenção
No nosso mundo, as pessoas são bombardeadas por muitos impulsos que sobrecarregam os órgãos sensoriais dos possíveis compradores. Assim, o freelancer necessita ser rápido e direto para chamar a atenção das pessoas. Há a necessidade de usar palavras ou imagens que chamem a atenção do segmento que desejamos atingir, visando convencê-lo a parar o que estiver fazendo e prestar atenção à mensagem do anunciante.
2. Interesse
Esta é uma das etapas mais desafiadoras: O anunciante tem a atenção de uma parte de seu público-alvo, mas há que se envolver com eles o suficiente para que desejem gastar o seu tempo para olhar a mensagem da campanha em detalhes.
3. Desejo
O Desejo anda junto com o Interesse no Modelo AIDA. Da mesma forma que um anunciante está tentando obter o interesse de um leitor, há a necessidade de ajudar o consumidor a entender o que está sendo oferecido. Normalmente se utilizam recursos visando os seus desejos e necessidades.
4. Ação
Este é o momento de obter a aceitação. Perguntar se pode emitir o pedido, ou solicitar que visite o site da empresa faz parte da ação, que não significa, obrigatoriamente a ação de compra.
Praticando este método com disciplina, usando de forma adaptada, terá sucesso!
Estaremos aqui para as suas dúvidas!