Penso que esta é a pergunta para muitos milhões de dólares/euros para muita gente. Na verdade, não tem nada de transcendental conquistar clientes. Tem de muito transcendental conquistar bons clientes: clientes que respeitam o nosso trabalho, que nos respeitam e que são bons pagadores.

No filme Forrest Gump, ele dizia “My mama always said life was like a box of chocolates. You never know what you’re going to get”. Eu aplico aos clientes: os clientes são como uma caixa de chocolates. Podes apanhar um com licor e eu não gosto de licor.

Assim, as nossas 5 dicas para conquistar clientes e bons clientes são:

1 – Para conquistares bons clientes tens de ter disciplina

Trabalhar como freelancer exige muita disciplina em várias frentes. Com o tempo e claro com o trabalho comercial para conseguir clientes. É necessário que dediques uma parte do teu tempo a fazer trabalho comercial. A fazer prospeção, contactos (e-mails e sobretudo telefone) e a apresentares propostas. Há muitos freelancers que trabalham por referenciação de um cliente para outro e isso é bom (eu trabalhei assim cerca de 2 anos, não precisei de fazer trabalho comercial). Os tempos mudaram. Hoje a referenciação torna-se mais complexa por vários motivos, sendo que um dos quais é o sentido de posse que uma empresa poderá ter sobre o trabalho de um freelancer. Por isso, disciplina para te dedicares ao trabalho comercial.

2 – Para conquistares bons clientes tens de ter persistência

Acho que a chave do sucesso de qualquer pessoa é persistir. Não é incomodar, nem chatear, mas persistir de uma forma elegante e educada. Relembrar do e-mail enviado de “x” em “x” tempo. Se um boomerang elegante dos seus próprios contactos (por acaso boomerang é uma ferramenta muito boa para aplicar no nosso e-mail).

Como freelancer tens de persistir sempre. Inclusive persistir de ti: quando tudo te diz para começares a enviar CVs para teres um trabalho estável, persiste. És bom. És boa. Terás mais flexibilidade e income como freelancer se seguires as nossas dicas e conselhos.

5 dicas para conquistares clientes como freelancer

3 – Para conquistares bons clientes tens de ter endurance

Não falamos em resiliência de propósito, falamos em endurance mesmo. Endurance quando levares portas fechadas, muitos nãos e mesmo ausência completa e absoluta de resposta.

Pratica a endurance diária. Tipo meditação, mas só que endurance.

4 – Para conquistares bons clientes tens de ter consistência a congruência

És bom. És boa. Não faças nada que ameaça a tua liberdade criativa só porque o cliente é castrador. Tens a tua marca pessoal, o teu know-how, as tuas visões. Educa de forma 100% pedagógica o teu cliente. Sê sempre consistente contigo e com o cliente. Sê sempre alinhado contigo e com o cliente e por isso congruente. Ser freelancer é um trabalho de afirmação diário que melhora se soubermos sempre quem somos e onde estamos.

5 – Para conquistares bons clientes tens de descansar!

Tens de descansar. Isso de um freelancer trabalhar 24/7 é verdade em alguns momentos, no entanto não em 100% do tempo e nem em 70% do tempo. Descanso é vital e por isso, se queres ter boa cara e boa saúde para trabalhar, descansa. O teu cliente (e tu) vai agradecer!

Obrigada por nos seguires e dia feliz!