
Devo investir em formação profissional?
Há muitos freelancers que nos perguntam com frequência se devem investir em formação profissional. A nossa resposta é unânime: SIM!
Sim, deve investir anualmente em formação profissional, deve investir em atualizações constantes na sua área de atuação, sejam elas através de formação, pesquisa, investigação, vídeos online, televisão ou outras.
Formação profissional em Portugal
Coisas que deve saber antes de investir em formação e Portugal passam pelo conhecimento do nosso sistema nacional de reconhecimento da formação: para uma formação ser considerada válida em Portugal e para poder colocar o investimento que fez na formação no seu IRS, esta deve estar reconhecida pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Esta certificação funciona como um reconhecimento global da capacidade de a entidade executar formação profissional, de acordo com um referencial de qualidade muito específico para essa atividade. Este reconhecimento pressupõe que a entidade detenha uma estrutura formativa e a capacidade de desenvolver as diferentes fases do ciclo formativo, com uma intervenção especializada em determinadas áreas temáticas.
Poderá achar acessório, mas é um garante da qualidade e da organização de uma entidade. Deverá sempre verificar se em Portugal a entidade de formação tem esta certificação da DGERT.
Se a entidade tiver certificação DGERT, é também uma garantia de que não pagará IVA pela formação (se bem que há entidades que continuam a tributar IVA mesmo com a certificação DGERT, por opção da entidade, já que pode ser isentada) e que pode deduzir a formação em sede de IRS no final do ano.

Formador ou formação?
Ora bem, se tem como referência de trabalho uma determinada pessoa e se quer mesmo ter formação com ela, diríamos o formador/pessoa.
No entanto, se necessita de um certificado reconhecido, ou de validar as competências adquiridas na formação numa instância formal, escolha por formação e logo por entidade formadora.
Temos sempre de situar as necessidades para termos o resultado que pretendemos.
Formação presencial ou online?
Tem tempo? Tem 50 horas em 2020 para fazer formação? Presencial, sem hesitar.
Não tem tempo? Faça online. Há bons cursos online, boas plataformas, bons formadores.
Tenha consciência que num e noutro necessita de disciplina. Diria que no segundo, online, necessita de muita disciplina.
5 dicas para fazer formação online
A formação online é muito atrativa, mas aconselhamos a ver alguns fatores antes de decidir investir:
- Decida por uma boa plataforma online de formação: que seja uma plataforma intuitiva, de uso simples, responsiva e que possa ter mobile. Veja também se gosta do design dos cursos e se sente bem com a dinâmica da aprendizagem.
- Estrutura e programa dos cursos: antes, veja mais plataformas e mais ofertas e veja a confiança que lhe gera um programa.
- Teste drive de um curso de forma gratuita: peça para realizar um curso de forma gratuita. Assim saberá melhor como escolher.
- Reviews: veja as reviews dos cursos. São sempre um bom indicador.
- Veja a capacidade pedagógica e técnica do formador/a.
A formação é um investimento: financeiro e de tempo. Invista bem o seu tempo.