Das questões mais prementes na minha vida de freelancer (e quando trabalhava por conta de outrem também), é a questão da gestão eficaz e eficiente do meu tempo.

“Tempo é dinheiro” dizem, e dizem bem. Tempo é um investimento enorme, e é de facto dinheiro quando estamos em contexto de trabalho e é um investimento de cuidado e consideração quando diz respeito à nossa vida pessoal.

Tempo é um valor tangível na nossa vida profissional e intangível na nossa vida pessoal.

A nível profissional, como estar em “full power” o máximo tempo possível? Como rentabilizar o nosso tempo como freelancers e como potenciar o nosso trabalho.

Ferramenta nº 1 | Trabalho Colaborativo | Trello

A minha vida profissional fez-me entender que quanto mais tempo invisto a planear, menos invisto na execução. O bom disto é que, fazendo um planeamento (dois ou três), percebendo bem a mecânica, como se formulam bem os objetivos e os KPI’s, depois passas a não investir muito tempo nem no planeamento nem na execução.

O planeamento deverá ser um hábito, integrando como hábito, levará menos tempo desde a implementação até mesmo ao reporting.

Fazeres um breackdown das tarefas necessárias à implementação, é uma ajuda incrível.

O Trello é o teu programa para este efeito. É gratuito e isso abona logo a favor do programa. Da minha experiência, diria que não vais precisar de todo da versão paga. O Trello é incrível mesmo: é uma ferramenta de colaboração que organiza os teus projetos em quadros. O Trello vai-te indicar o que estás a fazer, o que concluíste e o que precisas de fazer até ao final do projeto ou tarefa.  É gratuito e por isso recomendamos muito que o testes.

Trella” bem as tuas coisas e vais ver que o teu trabalho e gestão do teu tempo vai correr muito melhor.

O Trello é uma ferramenta de trabalho colaborativo, o que podes fazer é quadros dentro do Trello e partilhar com os teus clientes e eles poderem fazer comentários às tarefas e ao trabalho. Todos ganham!

Ferramenta nº 2 | Planeamento Eficaz | Bitrix24

Por cá gostamos muito do Bitrix24 também. É gratuito no plano base e podes ter uma equipa até 12 pessoas.

O Bitrix24 tem um chat interno, CRM, marketing, e um sem número de valências poderosas de organização e método. E a gestão do tempo é isso mesmo: organização e método.

O Bitrix24 exige no início alguma dedicação à configuração e claro, a inserir as regras e as tarefas para que o programa funcione a teu favor. Por isso dizemos que sim, terá de investir algum tempo para que depois possas gerir(-te) o teu trabalho lá dentro.

As ferramentas informáticas estão aí para nos facilitarem o trabalho e a nossa gestão do tempo, e para que possamos dedicar-nos por inteiro aos nossos clientes, por isso, testa! Ambas são gratuitas e por isso não custa nada tentar!

Vamos estar deste lado sempre para as tuas dúvidas! Obrigada por nos leres!