Como trabalhadora por conta de outrem na área dos recursos humanos e a fazer recrutamento, havia coisas que precisava necessariamente para contratar um freelancer. A mim naquela altura fazia-me sentido e hoje, como freelancer a pensar do lado de lá, ainda me faz mais.

Há uma coisa chamada “montra” que se aplica às lojas e onde tu vês o que queres comprar e te apaixonas antes de comprares. Nos freelancers é a mesma coisa: “Montra”.

Uma montra boa começa pela tua imagem associada, ou seja, um bom logotipo: marcante, simples e memorável. Penso que este será sempre um ponto de concordância: uma imagem diz muita coisa e usámos imagens desde os inícios dos tempos (hieróglifos e imagens rupestres por exemplo). As pessoas são muito visuais e identificam mais facilmente imagens e simbologia de palavras. O nome é simples na psicologia: “sistema de representação visual”. Por isso funcionam bem os logotipos e funcionam bem os vídeos hoje como forma de apresentação.

Investe num Logotipo Profissional

Pensa para ti numa imagem: as cores que te representam, linhas, se és mais minimalista e tudo o que te pode representar na tua imagem e no teu posicionamento.

Desta feita, tendo um logotipo (eu prefiro a palavra em português do Brasil confesso: logomarca), deves avançar para a tua montra pessoal/profissional e fazeres um excelente website.

Se não tiveres competências para o construíres bem e de forma profissional, investe sim? Há muitas plataformas gratuitas de construção de websites, mas se for mais um e sem estratégia nem design, convém que contrates quem te faça uma coisa bem feita e exemplar. Recomendamos que procures na Indústria Criativa o melhor Designer para a Criação de Logotipos para te dar uma boa “montra” final.

O website é mesmo fundamental

Nele podes falar de ti (o que é vital: hoje as pessoas não contratam só por competências técnicas, contratam boas pessoas, pessoas sérias e cumpridoras também); podes falar do que já fizeste, quer em termos de trabalho por conta de outrem quer em termos freelancer; podes falar (com as devidas autorizações claro) dos teus clientes; podes mostrar partes de projetos nos quais participaste com sucesso; podes escrever sobre a tua arte; podes mostrar imagens do que fazes. Podes tudo na verdade. Sempre com as autorizações quando envolvem terceiros e a respeitar os limiares da confidencialidade dos projetos.

Por isso, nunca menosprezes o poder de uma boa “Montra”. Quando fores a um restaurante ou mesmo a um centro comercial, observa e vais ver a confiança que gera.

O posicionamento de um bom website e um bom logotipo é muito poderoso e entra muito bem no olho e na mente das pessoas mais desconfiadas. Quanto mais pedagógico e explicado for, quanto mais imagens do teu trabalho associares, mais resultados verás no médio prazo.

Assim, mais uma vez: se não fores da área criativa, e precisares de uma coisa bem feita, contrata. É um investimento com retorno 100% garantido de bem “vendido”.

Mais uma vez recomendamos que procures na Indústria Criativa o melhor Web Designer para a Criação de Sites para te dar uma boa “montra” final.

Há investimentos necessários e vitais ao início de uma boa carreira freelancer. Sem dúvida alguma que um bom logotipo e um bom website são 2 investimentos necessários e incontornáveis!

Estamos sempre aqui. Contacta-nos se tiveres dúvidas!