
Gerir projetos – dicas fundamentais
Muitos freelancers fazem a gestão dos projetos que lhes são adjudicados por intuição e vão gerindo com o calendário as entregas. Por cá somos apologistas de que com o tempo e aumentando o volume de trabalho e de projetos, tem de haver método e eficácia.
Hoje damos dicas de como fazer isso da melhor forma:
Comece por investir numa metodologia adequada
Há bastantes metodologias no mercado, Agile, Scrum, Project Model Canvas, entre muitas outras. Pode fazer formação online. Há formação gratuita em alguns casos e noutros encontra em website como a Udemy, cursos não muito caros nos quais vale a pena investir.
Deverá fazer em cada projeto uma análise de requisitos, o perfil do cliente com o qual vai trabalhar, os trabalhos a desenvolver, os deadlines e como chegar lá da melhor forma, com boas entregas, eficiência e eficácia.

Invista tempo e dinheiro num bom software de gestão de projetos
Sobretudo invista tempo, já que há softwares gratuitos. Mais do que boa gestão, este software vai funcionar como uma hub de informação sobre cada etapa, milestones/metas, estratégias, responsabilidades, num só lugar. Vai ter sempre uma visão micro e macro sobre o projeto e o cliente.
Defina sempre indicadores
Defina indicadores de performance e de desempenho. E com isto, monitorize a sua ação a cada momento. Esta métricas permitem gerir bem prazos e no limite o seu dia-a-dia e a sua produtividade. É importante para si, para saber os seus ritmos e o seu trabalho e para o cliente, para os relatórios que lhe envia.
Ao definir indicadores, defina indicadores alcançáveis quer em tempo, quer em trabalho, quer em performance.

Faça reuniões periódicas
De facto, há muitas pessoas que dizem que reunir é mau e perde-se tempo. Não é mau, é muito bom e necessário, no entanto, são mal feitas e mal conduzidas. Sendo bem orientadas, as reuniões são muito boas. Nas reuniões, os problemas são resolvidos, as estratégias afinadas e as equipas alinhadas. Lembre-se que faz parte de uma equipa: você e o seu cliente.
Trabalhe para ter uma boa comunicação
Pela nossa experiência, a comunicação é o fator que diferencia um bom projeto de um projeto que não corre bem. A comunicação é um fator crítico.
Se não souber ouvir e trabalhar com as expectativas do seu cliente e se não souber manifestar as suas, as expectativas vão sair frustradas e os riscos de o projeto não correr bem são maiores.
Deve investir numa comunicação constante e fluída. Contactos frequentes por telefone e e-mail devem acontecer.
Invista em si e no seu conhecimento
O conhecimento é dinâmico e no mundo atual, atualizável a cada dia. Por isso invista tempo seu (e no limite dinheiro associado a esse tempo) para estar sempre atualizado e em cima das últimas da sua profissão.
Leia websites de referência com regularidade e veja vídeos, webminars de pessoas que respeita na sua área (e nas áreas que quiser!).
Se seguir estas dicas, temos a absoluta certeza que o seu trabalho será organizado e terá bons resultados a cada dia!