
Consultoria
Somos todos consultores. Somos mesmo. Todos nós trabalhamos e por isso temos o nosso âmbito e expertise de trabalho.
Consultoria é tão simplesmente um serviço que é fornecido a pedido, por um profissional qualificado e conhecedor do tema para que possa facilitar informação, fornecer sugestões, trabalhar mudanças na organização.
Assim, se me perguntar: “Sou consultor?”, direi sem hesitar: sim! É consultor na sua área. Tem todas as capacidades e qualidades para dar uma opinião, segunda opinião e por isso pode trabalhar na área da consultoria especializada.
Este serviço geralmente é efetuado após um levantamento de necessidades do cliente, estabelecido o processo e a estratégia de implementação e depois, identificar as soluções e recomendar ações concretas para melhoria do trabalho e dos processos.
O consultor trabalha em geral com autonomia e responsabilidade. Geralmente implementa e viabiliza o projeto de acordo com as necessidades que diagnosticou antes.
Um consultor é um “médico”
Numa comparação ou paralelo simples, um consultor é como um médico. Quem quer prevenir doenças e ter uma vida boa e saudável, vai ao médico obter recomendações. Quando estamos doentes, o medico então é vital! Quem quer evitar ou solucionar problemas na sua organização, contrata consultoria e contrata um bom consultor.
A consultoria é importante
Ter a confiança de um apoio especializado e ter a confiança que um bom consultor lhe pode resolver um problema e lhe dá uma solução, torna esta profissão de consultor uma profissão importante e de responsabilidade.
O mercado é extremamente dinâmico e competitivo e por isso a boa consultoria é bem paga. O valor e a vantagem diferencial que um consultor pode trazer a uma organização, faz com que a consultoria seja bem vista em termos de gestão.
A consultoria não serve só para solucionar problemas: serve também para melhorar processos, atividades e evitar que os problemas possam acontecer.

Tipos de consultoria
Há as consultorias clássicas e claro, as mais atuais.
Nas clássicas encontramos:
- Consultoria empresarial: visa a melhoria de processos, solucionar problemas de clientes, colocar os clientes em vantagem competitiva com a concorrência;
- Consultoria de Recursos Humanos: ao nível de contratação, implementação de processos de recursos humanos, de melhoria de performance.
- Consultoria fiscal: análise de processos financeiros e fiscais.
Há outros tipos de consultoria como: organizacional, ambiental, entre outras.
Consultoria nos dias de hoje
Hoje em dia temos de falar em consultoria criativa, ou seja, consultoria em processos de identidade visual, em marketing, marketing digital, SEO. Este tipo de consultoria é muito procurado nos nossos dias. A internet ganhou vantagem e todos os processos associados também.
Consultoria é um investimento enorme, mas ajuda, aliás facilita o posicionamento de uma empresa no mercado.
Ser consultor é ter uma visão externa, profissional e não contaminada dos processos de uma determinada empresa. Contratar um consultor implica que lhe possa dar acesso de forma transparente aos documentos e à informação da empresa para que este possa atuar da melhor maneira. Ser consultor implica atualização constante, visão de mercado e visão das mudanças necessárias para que a empresa seja líder nas suas áreas de atuação. Pronto, é consultor. Agora lembre-se de atualizar o teu título profissional no Linkedin!